sexta-feira, 3 de junho de 2016

O PENSAMENTO POSITIVO

Apontado como um dos desencadeadores do bem-estar psicológico, pensar positivamente pode ser uma prática de todos os dias.

Pensar positivo é o conselho geral para superar qualquer dificuldade. Mas, afinal, o que é ser positivo? Uma pessoa positiva é aquela que é confiante na vida. Mas há uma grande diferença entre ser positivo e ser idealista. As pessoas positivas são realistas. O pensamento positivo saudável gera pensamentos e atitudes que vão refletir na vida. Por exemplo, para passar no vestibular, a pessoa se motiva para estudar.


Dicas para você colocar em prática no dia a dia e se tonar uma pessoa positiva.

Ser positivo também é uma questão de escolha. Portanto, saiba que a iniciativa tem que vir de você. As pessoas positivas são mais racionais.

* A atitude positiva pode ser treinada. Uma boa maneira de praticá-la é meditar diariamente, mesmo que por pouco tempo. A meditação consiste em observar os próprios pensamentos. Se o pensamento não é o que você quer, finja que ele é uma nuvem e deixe-o passar.

* As pessoas positivas não são imediatistas. Elas conseguem analisar uma situação e enxergar adiante. Por isso, que uma maneira de ser positivo é pensar a longo prazo. Lembre-se que o futuro é produzido no presente e o que não está tão bom agora pode se tornar melhor se cultivado com positividade. Ter um objetivo faz com que o peso do caminho seja suportável.

* A música traz muitos benefícios. Entre eles, a capacidade de liberar o estresse e cultivar o modo de expressão pessoal. Que tal aprender a assoviar aquela sua música favorita?

* Ria e sorria! Pensar positivo é uma questão de treino. Para isso, tente sempre emanar positividade. Se parecer algo muito difícil, quando estiver se sentindo carregado, feche os olhos e abra um sorriso. Percebeu que algo dentro de você ficou mais leve?. Nós testamos e percebemos.

* Avalie todos os lados de uma situação. Terminou com o(a) parceiro(a) ou brigou com o(a) amigo(a)? Talvez seja hora de rever quais pessoas são necessárias na sua vida. A pessoa positiva tem uma atitude racional diante da vida. No fundo, como acredita que tudo é bom, ela foca no lado afirmativo das oportunidades que a vida oferece.

* Cultive relacionamentos enriquecedores com pessoas edificantes. Também não tenha receio de cortar aquelas pessoas que fazem mal do seu convívio. Somos estações receptoras e transmissoras. Têm pessoas que exalam coisas boas e nos fazem querer ficar perto. Por outro lado, tem gente que você mal senta perto e já quer sair. Cultivar a relação com quem nos faz bem é necessário para a saúde mental.

* Desconectar-se um pouco dos problemas é importante para manter uma atitude positiva. Desligue o computador ou a televisão e vá dar uma volta no quarteirão, apreciando os sons ao redor. É difícil ser positivo em um mundo em que somos bombardeados com informações negativas.

* Cuidado com o ambiente que você cria, tanto para seus amigos quanto para a sua família. O ambiente influencia a maneira como a pessoa encara a vida, principalmente a forma de criação. O contexto familiar em que você está envolvido pesa muito. Se a pessoa tem pais opressores, pode se tornar uma pessimista. Por isso, perceba se seu pessimismo é “herdado” e livre-se dele. E procure sempre criar um ambiente harmonioso ao seu redor.

* Diga ‘sim’ para novas oportunidades. Seja uma pessoa mais aberta aos acontecimentos não planejados. Muitas coisas boas podem vir de lugares que você nem esperava e mergulhar no desconhecido costuma expandir suas visões de mundo.

* Não tome decisões em situações de emoção extrema, seja de raiva ou felicidade. Na euforia, muitas vezes dizemos coisas que podemos nos arrepender depois, o que acaba criando uma situação desconfortável para todos. Uma pessoa positiva é, antes de tudo, racional e consciente de suas próprias ações. Na dúvida, clareie a mente, respire fundo e conte até 10.

* Preste atenção não só ao que você fala, mas em como fala. Uma técnica interessante é sempre se questionar a quem a informação trará benefício. Não adianta querer ser positivo se ficar falando mal dos outros.

* Gaste seu tempo com experiências em vez de bens. O aprendizado das vivências é significativo para o resto da vida. Um dos benefícios é sentir-se bem. Cada pensamento e ação produz uma descarga bioquímica que faz as pessoas experimentarem sensações diferentes a cada nova experiência.

* Faça uma limpeza interna. Não guardar mágoas e perdoar falhas são maneiras de começar esse processo. A ‘ecologia interna’ faz com que haja uma reciclagem dos pensamentos ruins, e os reelabora internamente para devolver para o ambiente de maneira mais suave, mais agradável e condizente com a nossa identidade.

---------------
Autores:
Maria Teresa Guimarães
Fabio Mocci Camargos
André Lado Cruz



Nenhum comentário: